Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Abertura do Ano Pastoral da RENSA destaca compromissos do Jubileu da Esperança

Um ano para agradecer a Deus a encarnação de nosso Senhor Jesus Cristo. Assim as paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, em sintonia com toda a Igreja, seguirão em 2025, o ano do Jubileu da Esperança. A proposta de um caminho na gratidão fez parte de uma das reflexões de Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, durante a Abertura do Ano Pastoral da RENSA, realizada no último sábado, 1º de fevereiro.

O encontro aconteceu no Centro Pastoral da RENSA, em Contagem, e contou com a presença de representantes das paróquias de todas as dez foranias da região. Entre os participantes, estavam párocos, membros de pastorais e dos movimentos de espiritualidade, além de integrantes da família diaconal (diáconos e familiares), religiosos e religiosas.

A oração inicial do encontro para a Abertura do Ano Pastoral foi conduzida pelo vigário episcopal, padre Dinamar Gomes Pinto. Ele também apresentou a agenda pastoral da região, com as atividades programadas para o ao e falou sobre o novo Diretório Pastoral Litúrgico Sacramental da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Dom Nivaldo Ferreira refletiu sobre os sinais de esperança do Ano Jubilar. De acordo com o bispo, esses sinais devem orientar a caminhada pastoral em 2025, com atenção ao cuidado das pessoas em situação de vulnerabilidade, peregrinação aos santuários e apoio aos jovens na construção de seus projetos de vida.

“Estou agradecido pela oportunidade de juntos trilharmos mais um ciclo, que é deste ano jubilar”, disse o bispo.

Membro do conselho pastoral da Paróquia São Francisco de Sales, Marymont Aparecida de Araújo, partilhou que volta para sua comunidade de fé mais fortalecida e disposta a vivenciar os sinais de esperança postos para o Jubileu.

“Eu achei muito interessante a questão de trabalhar a paciência e a esperança tão necessárias a nossas comunidades”, disse a paroquiana.

Campanha da Fraternidade

As paróquias da Rensa voltam a se reunir no dia 8 de março, dessa vez para o Lançamento da Campanha da Fraternidade. A programação será e 9h às 11h30, na Paróquia São José e São Gabriel Passionista, bairro Milionários, em Belo Horizonte. (Rua Maurílio Gomes da Silveira, 826)

Abertura do Ano Pastoral RENSA 2025