A Abertura da Semana Nacional da Família 2023 na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) aconteceu na tarde deste sábado, 12/8, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida, bairro Novo Eldorado, em Contagem. Centenas de pessoas de diversas comunidades de fé da região estiveram presentes no evento, que abordou o tema “Família, graça e missão”.
A programação inicou às 14h com palestras e partilhas. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte para a Rensa, dom Nivaldo dos Santos Ferreira, foi um dos assessores no encontro e conduziu palestra com o tema tema “Família e missão”.
O bispo destacou a importância de respeitar as diferentes realidades familiares e de estar em atitude acolhedora para que a Igreja se torne cada vez um espaço de fraternidade e não de exclusão. Essa acolhida, segundo dom Nivaldo passa pelo respeito às particularidades. “Nossa Igreja é missão e se nossa igreja não está repleta de amor, como encantados as outras pessoas?”, disse.
“Quero ressaltar o respeito que temos que ter pela consciência de cada pessoa. Às vezes achamos que podemos julgar. Estamos vivendo as turbulências das mudanças então precisamos respeitar os processos e cada uma das pessoas para acompanhar, discernir e integrar a fragilidade de cada um. Assim criamos comunhão”, continuou o bispo.
Dom Nivaldo também falou da relevância da participação dos jovens nas ações da Pastoral Familiar .Ele agradeceu de forma especial a presença dos jovens e pediu empenho da juventude no sentido de incentivar a participação de outros jovens também nas atividades da Pastoral Familiar.
Missão
Ao final da palestra, o bispo convidou os participantes a seguirem em missão em suas comunidades de fé no sentido de promover as ações da Pastoral Familiar. “Se estamos aqui hoje é porque temos um serviço para fazer daqui em diante. Somos desafiados a sermos famílias missionárias”, concluiu.
Anual
O padre motivador da Pastoral Familiar na Rensa e organizador do encontro, Rogério Jolins, comunicou que a partir desse encontro a projeção é que todos os anos a região promova um evento para a abertura da Semana da Família. “Queremos ter esse evento anualmente às vésperas da Semana da Família.
O sacerdote também orientou os participantes sobre para qual ação eles são chamados. “Vamos sair daqui como missionárias delegados a ser responsáveis a anunciar o que aconteceu aqui em nossas paróquias”.
Após as palestras, dom Nivaldo presidiu missa, concelebrada pelos padres que estavam presentes na Abertura da Semana da Família na Rensa.
Nas paróquias
A partir do domingo, 13/8/2023, diversas comunidades de fé da Rensa estão com programação ao longo de toda semana dentro da Semana da Família. “Família, fonte de vocações” é o tema escolhido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) para as paróquias vivenciarem a Semana Nacional da Família 2023, entre os dias 13 e 19 de agosto.
A exemplo disso, na Paróquia Nossa Senhora da Fátima, o primeiro dia de programação da Semana Nacional da Família foi com uma missa, no domingo, 13/8, às 9h, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida. A celebração Eucarística foi presidida pelo pároco, padre Juarez Soares.
Tema
O tema da Semana Nacional da Família está em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil, celebrado até novembro deste ano com o objetivo de promover a reflexão, a oração e a promoção das vocações no país. O lema escolhido também recorda o Ano Vocacional, sendo a mesma passagem bíblica do Evangelho de São Lucas: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).
A Arquidiocese de Belo Horizonte disponibiliza o Subsídio para a Semana da Família para que esse importante encontro para reflexão e aprendizado da oração aconteça durante a Missa, nas paroquias e na própria família.
Veja fotos da Abertura da Semana da Família 2023 na Rensa: