Campanha da Fraternidade: confira como será a abertura

A Campanha da Fraternidade 2019 terá início em todo o país no dia 6 de março. Este ano, todo o material foi elaborado com o objetivo de estimular a participação da população em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum. Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça” (Is 1,27), a campanha busca tornar de conhecimento de todos a formulação e aplicação das Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro.

Na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), a abertura da Campanha da Fraternidade será celebrada com a Missa no dia 12 de março, terça-feira, às 19h30, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Segundo dom Otacilio Lacerda, bispo auxiliar da Rensa e referencial para o Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, “é importante que todas as comunidades de fé participem desse momento de comunhão e espiritualidade para vivermos intensamente o tempo da Quaresma e o tempo de compromisso com a fraternidade”.

A Campanha da Fraternidade
No ano de 1961, três padres, responsáveis pela Cáritas no Brasil, idealizaram uma campanha, que tinha por objetivo angariar fundos para atividades assistenciais. A essa ideia deram o nome de Campanha da Fraternidade, que foi realizada pela primeira vez na Quaresma de 1962, em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

No ano seguinte, dezesseis dioceses do Nordeste realizaram a campanha. Embora não tenham obtido êxito financeiro, essas iniciativas despertaram o interesse de todo o país pela Campanha da Fraternidade.

Desse modo, na Quaresma de 1964, a CNBB realizou a primeira Campanha da Fraternidade de abrangência Nacional, com o tema “Igreja em Renovação”. Desde então, grande objetivo dessa iniciativa é despertar nas pessoas o senso de Justiça Social, de fraternidade e de amor ao próximo.