Jovens se reúnem na Assembleia da Juventude

Líderes de pastorais, grupos, comunidades e movimentos jovens das paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) se reuniram na tarde do último domingo (09) para participarem da Assembleia da Juventude Rensa, que aconteceu no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Com o tema “Ide, sem medo, para servir”, a Assembleia da Juventude buscou articular as juventudes da Região e promover um momento de confraternização e troca de experiências, a fim de que os jovens possam construir um diálogo em comunhão com a Rensa, com a Arquidiocese de Belo Horizonte e com o Papa Francisco.

O encontro começou com a apresentação da equipe de coordenação da Juventude Rensa e com um momento de louvor. Em seguida, foi feita a oração inicial conduzida pelo Padre Antônio Goveia, que disse que o desafio dos jovens é evangelizar outros jovens e ressaltou a importância de formações para a juventude. O padre também lembrou o Papa São João Paulo II, que disse que a Igreja nunca será jovem se o jovem não for Igreja, e fez um convite para que os jovens sejam Igreja e levem sua alegria e testemunho a todos os lugares.

Na Assembleia, as lideranças também participaram de uma formação conduzida pela Irmã Elisângela Aparecida, que falou sobre o tema da Juventude em Missão. Primeiramente, comentou sobre a diferença entre ser missionário e fazer missão e destacou o Sínodo da Juventude, que trabalhou a vocação do jovem a favor da vida e seu papel de se colocar enquanto cristão diante da sociedade. Posto isso, a Irmã falou sobre o desafio do jovem de afirmar sua identidade enquanto cristão e a importância dos jovens na evangelização. Também ressaltou que ser missionário é um dom de Deus recebido no sacramento do Batismo e que o jovem tem a missão de anunciar a Boa Nova tendo Jesus Cristo como o modelo missionário.

Os coordenadores das expressões juvenis também participaram de um momento de partilha em que tiveram a oportunidade de refletir sobre o que é missão e a preparação para o discipulado e compartilhar as experiências vivenciadas em seus grupos e paróquias. Por fim, os líderes se apresentaram e falaram sobre o grupo, pastoral, movimento ou comunidade que coordenam.

O encontro também contou com um momento de descontração, em que os jovens participaram de uma brincadeira de perguntas e respostas através de um aplicativo. A Assembleia foi encerrada com um momento de avaliação das atividades da Juventude Rensa realizadas em 2018 e de planejamento das ações para o próximo ano, de modo que os participantes tiveram a oportunidade de apontar críticas e sugestões. Os principais temas discutidos nesse momento foram o Hallel Rensa e o Ano Missionário na Arquidiocese de Belo Horizonte.