Rensa promove Fórum Pastoral para a Ação Missionária

Padres, diáconos e leigos representantes de pastorais das paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) se reuniram no último sábado, 01, para o Fórum Pastoral para a Ação Missionária nas Vilas e Favelas da Rensa. O encontro aconteceu na Cúria Regional de Contagem e foi assessorado por dom Vicente de Paula, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, e pelo padre Wagner Calegário, vigário episcopal do Vicariato Episcopal para a Ação Missionária nas Vilas e Favelas (VEAM).

O Fórum Pastoral é resultado do compromisso que o Vicariato assumiu de fortalecer o processo de evangelização nas áreas de vilas e favelas da Arquidiocese de Belo Horizonte e o objetivo do encontro foi traçar planos de ações concretas de atuação missionárias nessas regiões.

A abertura do encontro foi feita pelo padre Jorge Wydrych, vigário episcopal da Rensa, que deu as boas vindas a dom Vicente e ao padre Wagner. Segundo o padre Jorge, o encontro é importante por fortalece o propósito do Ano Missionário, o qual atende o apelo do Papa Francisco “de ser uma Igreja em saída e ir ao encontro de nossos irmãos”.

A oração inicial foi realizada pelo padre Wagner, que em seguida apresentou os desafios de cada Região Episcopal na evangelização das áreas de vilas e favelas, expôs conceitos importantes para tratar o tema e mostrou os dados e mapas obtidos com os questionários referentes às vilas e favelas respondidos pelas paróquias da Região. Por fim, reforçou o objetivo do VEAM de formar comunidades missionárias para que o anúncio do Evangelho também aconteça nas áreas de vulnerabilidade e fez um convite para que os participantes do fórum possam assumir essa missão evangelizadora.

Dom Vicente falou sobre a importância do Ano Missionário na Arquidiocese de Belo Horizonte, que veio como um impulso para as ações missionárias na Arquidiocese, e reforçou a necessidade de realizar ações concretas nas áreas de vilas e favelas. O bispo auxiliar também destacou o trabalho de campo que está sendo realizado nesses lugares e o objetivo de formar ou fortalecer as comunidades missionárias na casa da Palavra, da Eucaristia e da caridade.

O encontro foi encerrado com um momento de partilha em que os participantes se reuniram para conversar e expor suas realidades e experiências. Em seguida, tiveram a oportunidade de apontar sugestões para a formação e fortalecimento das comunidades missionárias em suas paróquias.

Ano Missionário
O Ano Missionário na Arquidiocese de Belo Horizonte será vivido de outubro de 2018 a outubro de 2019. Convocado por dom Walmor, busca intensificar ainda mais os trabalhos de evangelização nas comunidades de fé, principalmente nas vilas e favelas. Para isso, todos são convocados a fortalecer o compromisso com a ação missionária, proclamando sempre a Palavra de Deus.