Agentes da Pastoral do Dízimo se reúnem em encontro de formação

Os agentes da Pastoral do Dízimo das paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) se reuniram no último sábado, 24, em um encontro regional de formação na Cúria Regional de Contagem. O encontro foi conduzido pelo tema “A missão evangelizadora como agente do dízimo” e assessorado pelo padre frei Inácio José Tadeu, vigário forâneo da Forania Nossa Senhora das Graças.

A formação abordou a importância do processo de evangelização dos agentes da Pastoral do Dízimo e como estes se tornam exemplos a serem seguidos nas comunidades, trabalho, família e outros ambientes em que convivem. O encontro também foi uma oportunidade de conhecimento e articulação entre os agentes pastorais da Região, a fim de manter uma atuação junto à Arquidiocese de Belo Horizonte.

No encontro a coordenadora da Pastoral do Dízimo da Rensa, Angela Assunção, disse que “espera para o próximo ano muitas atividades voltadas para os coordenadores, agentes e interessados na Pastoral do Dízimo”, e agradeceu a todos que “assumiram a corresponsabilidade com as obras de Deus”.

Mês de conscientização sobre o Dízimo
A Arquidiocese de Belo Horizonte definiu novembro como o mês de conscientização sobre o dízimo. O tema deste ano é “Dízimo: gesto de amor à Igreja” e o lema é “Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” (2 Cor 9,7).

Esse é um convite para que os fiéis se sensibilizem e se envolvam com o dízimo e para que as paróquias promovam e fortaleçam momentos de oração e formação e a evangelização tendo em vista a valorização das pessoas, além de incentivar os trabalhos pastorais nas comunidades de fé.

O mês de conscientização sobre o Dízimo também reforça o objetivo da Pastoral do Dízimo, que é levar aos fiéis o verdadeiro sentido de participação na Igreja, da qual cada batizado faz parte, e trabalhar as dimensões social, caritativa, missionária e religiosa e eclesial.