Ir para página principal

Padres da Rensa se reúnem em Assembleia do Clero

Os padres da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) se reuniram na Assembleia Regional do Clero na manhã desta terça-feira, 23, na Cúria Regional de Contagem. O bispo auxiliar da Rensa, dom Otacilio Lacerda, e o vigário episcopal da Rensa, padre Jorge Wydrych, também estavam presentes no encontro.
 
A reunião começou com um momento de oração preparado pelo padre Antônio Gouvea, que pediu para que Maria cuide do coração de sacerdotes, que também é um coração de filho. Os padres da Rensa meditaram a Palavra de Deus e lembraram o convite do Papa Francisco para a missão, que é a ação de ir ao encontro do outro.
 
Em seguida, o clero da Rensa participou de uma palestra assessorada pelo padre José Carlos Pereira, que falou sobre o tema “Gestão para a renovação paroquial: procedimentos para uma gestão eficaz”. Segundo o palestrante, a renovação paroquial é o grande apelo que a Igreja faz para que as paróquias permaneçam firmes no caminho missionário. 
 
Na formação, o padre comentou sobre alguns documentos fundamentais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e apresentou os cinco procedimentos fundamentais para a renovação das estruturas da paróquia, que são o planejamento, a visão conjuntural da realidade, as perspectivas, metas e objetivos, o trabalho em equipe e a formação de lideranças.
 
Diante disso, o padre José Carlos se concentrou no âmbito do planejamento, ressaltou que a organização é fundamental nesse processo e pontuou as cinco dimensões do planejamento paroquial, que são a econômica, a pastoral, a pessoal, a espiritual e a missionária.
 
A Assembleia Regional do Clero também contou com a presença de dom Vicente de Paula, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, que falou sobre o Ano Missionário na Arquidiocese. No encontro, também foi falado sobre o curso Teologia Viva, a saída da TV Horizonte da NET e a obtenção do sinal digital e sobre a Caminhada com Francisco, que é um convite para as paróquias se unirem pela paz e pelo meio ambiente. A reunião foi encerrada com a benção de dom Otacilio e com um almoço de confraternização.
 

 
Compartilhe: