Padres da Rensa se reúnem em Assembleia do Clero

Os padres da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) se reuniram na Assembleia Regional do Clero na manhã desta terça-feira, 23, na Cúria Regional de Contagem. O bispo auxiliar da Rensa, dom Otacilio Lacerda, e o vigário episcopal da Rensa, padre Jorge Wydrych, também estavam presentes no encontro.

A reunião começou com um momento de oração preparado pelo padre Antônio Gouvea, que pediu para que Maria cuide do coração de sacerdotes, que também é um coração de filho. Os padres da Rensa meditaram a Palavra de Deus e lembraram o convite do Papa Francisco para a missão, que é a ação de ir ao encontro do outro.

Em seguida, o clero da Rensa participou de uma palestra assessorada pelo padre José Carlos Pereira, que falou sobre o tema “Gestão para a renovação paroquial: procedimentos para uma gestão eficaz”. Segundo o palestrante, a renovação paroquial é o grande apelo que a Igreja faz para que as paróquias permaneçam firmes no caminho missionário.

Na formação, o padre comentou sobre alguns documentos fundamentais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e apresentou os cinco procedimentos fundamentais para a renovação das estruturas da paróquia, que são o planejamento, a visão conjuntural da realidade, as perspectivas, metas e objetivos, o trabalho em equipe e a formação de lideranças.

Diante disso, o padre José Carlos se concentrou no âmbito do planejamento, ressaltou que a organização é fundamental nesse processo e pontuou as cinco dimensões do planejamento paroquial, que são a econômica, a pastoral, a pessoal, a espiritual e a missionária.

A Assembleia Regional do Clero também contou com a presença de dom Vicente de Paula, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, que falou sobre o Ano Missionário na Arquidiocese. No encontro, também foi falado sobre o curso Teologia Viva, a saída da TV Horizonte da NET e a obtenção do sinal digital e sobre a Caminhada com Francisco, que é um convite para as paróquias se unirem pela paz e pelo meio ambiente. A reunião foi encerrada com a benção de dom Otacilio e com um almoço de confraternização.