† RENSA - Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida †

Rensa vai promover o 30º Encontro Regional das CEBs

A Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) convida para o 30º Encontro Regional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que acontece no dia 21 de abril, de 8h às 17h, na Escola Municipal Helena Antipoff, (Rua Antônio Eustáquio Piazza, 4020, Tirol, Belo Horizonte), e está sendo organizado pela Paróquia Jesus Cristo Libertador, em Belo Horizonte. A expectativa é de que 500 pessoas participem nesse ano, sendo 100 jovens das comunidades da Região.

O tema do encontro deste ano é “Despertai, despertai, meu povo!” (Is, 59, 1). O objetivo é refletir sobre a conjuntura social, econômica, política e religiosa em que as comunidades se encontram e pensar em caminhos de esperança a partir do projeto de Jesus. Segundo a secretária arquidiocesana das Cebs, Suzana Maria Ricardo, a ideia é “que nossas lutas se juntem a outras lutas e possam convergir para a realização do Reino de Deus”.

O Encontro Regional das CEBs busca incentivar as paróquias em que existem as Comunidades Eclesiais de Base a se organizarem cada vez mais. O encontro é um momento de formação pastoral, bíblica e social, que procura celebrar a vida das comunidades e fortalecer a espiritualidade de seus integrantes, em comunhão com o projeto arquidiocesano e com o Papa Francisco.

A secretária arquidiocesana reforça que é importante que as paróquias e comunidades participem do encontro por ser um momento de aprendizagem e de fortalecimento da expressão de fé. “Em especial neste ano, em que celebraremos 30 anos de encontros das CEBs em nossa Região Episcopal, é preciso celebrar as grandes conquistas que aconteceram a partir desse jeito de ser igreja. Além disso, nos fortalecermos para os novos desafios que temos nos dias de hoje”.

A equipe de organização também está vendendo as camisas do 30º Encontro Regional das CEBs. O pedido pode ser feito na Paróquia Jesus Cristo Libertador, nas comunidades ou pelo site da paróquia. O valor da camisa é 20 reais e está disponível nos tamanhos P, M e G. Ao comprar a camisa, você ajuda no custo para a realização do encontro.

Você pode conferir a programação completa aqui.

Faça sua inscrição e participe!

Para mais informações, entre em contato com a secretaria da paróquia Jesus Cristo Libertador pelo telefone 3385-0371 ou com a secretaria das CEBs pelo telefone 3269-3132.

O que são as CEBs?
As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) são comunidades ligadas à Igreja Católica com o objetivo de promover a vocação, missão, formação, espiritualidade, organização e atuação do laicato, particularmente da juventude, na igreja e no mundo.
Fonte: CNBB / Regional Leste 2

Oração pelo 30º Encontro Regional das CEBs
Ó Deus da vida, que vieste tomar parte conosco, de seu projeto, por meio de seu Filho Jesus Cristo. Tu vens animando inúmeras comunidades eclesiais a viver, como as primeiras comunidades cristãs, ao redor de sua palavra, olhando a vida, denunciando as injustiças e o sofrimento dos mais pobres e de todos os excluídos e nos ensinando a partilhar o pão e a fraternidade. Iluminai as comunidades eclesiais de base da Região Nossa Senhora Aparecida. Como anuncia o profeta Isaias, fazei despertar em nossas comunidades novo ânimo pela causa do Evangelho, que possamos todos, ser enviados à missão, a partir deste encontro, como Igreja em saída aberta a todos, para construir o reino de Deus em nosso meio.